segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Retrospectiva 2007 - Parte II - Rio Pan 2007

Pois é, em 2007 eu realizei uma façanha incrível: fui ver o Pan, no Rio de Janeiro. Nunca tinha ido ao Rio, foi minha primeira vez. Há tempos que eu planejava ir ver o Pan, tinha combinado com minha tia e tudo, tava só esperando chegar. Mas até lá, muita coisa aconteceu. Comprei os ingressos, fiz a reserva no hotel, e surpresa: fui demitido. Mas não desisti. Juntamente com minha irmã mais velha, embarquei para a cidade maravilhosa. Logo na chegada, fiquei muito impressionado com o que vi. A cidade estava repleta de Outdoors fazendo "campanha" do que havia sido construído. Pois bem, teria a chance de ver.

Cheguei no hotel, fiz check-in e corri para o quarto, pois logo tinha que ir para o Maracanã, para a Cerimônia de Abertura. Após encontrar o ponto de ônibus, eu e a Jú fomos para o Maraca. Parecia até um dia normal, pois as pessoas no ônibus falavam de coisas cotidianas, como novelas e notícias do jornal. Até aí. Desci em frente ao estádio, e fiquei pasmo: quanta gente! pessoas vinham de todos os lados, policiais guiavam o trânsito, voluntários gritavam em megafones. Entrei na fila, e em seguida já estava dentro do estádio. Foi ultra-rápido. Andamos muito, tiramos várias fotos, e enfim, fomos atrás de nossas cadeiras. O Maracanã nem parece tão grande, mas era legal estar lá. Após uma grande confusão com os assentos, nos instalamos e começamos a esperar. Isso era 16 horas. Ficamos ouvindo Dj Malboro e aprendendo as danças com a Virna e o Robson Caetano. Deu 18:10, e as luzes se apagaram.

O estádio estava lotado, e vibrava.Por várias vezes participei da "ola". Os holofotes entraram em ação, e eis que no centro do estádio surge... ELZA SOARES. Não entendi muito bem o motivo dela estar lá, cantando o hino nacional, com aquela voz de gralha, mas enfim, ela cantou. Logo em seguida, ritimistas entraram pela arquibancada (andar inferior, eu estava no superior), e ao som de bateria de escola de samba, eles ficaram batucando e formaram um enorme corredor. Eis que começam a entrar as delegações. A primeira, por ordem alfabética, foi a Argentina. Claro, vaia geral! Não achei legal isso, pois alí não é lugar de vaias, mas enfim, quanto mais a platéia vaiava, mais eles demoravam pra entrar. Enfim, passada a Argentina, as vaias só voltaram com os Estados Unidos. Mas o melhor foi com a entrada do Brasil. O estádio inteiro parou para ouvir o anúncio: BRASIL! e todos vibraram. Logo em seguida, veio o coro: "Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!". Fiquei pasmo com a beleza da Miss Brasil, e com a vibração dos atletas.

Pois bem, todos eles acomodados, começaram as apresentações. A partir daí, eu me lembro como se fosse um filme na minha mente. Foi muita coisa bonita, muito criativo. Cada região do Brasil devidamente representado. Bonecos de Olinda, bois-bumbás, Jacarés e cobras, dança das fitas, e o mais belo: a praia de Copacabana. A forma como ela foi encenada é algo indecritível, que eu consegui captar em fotos. Entre artistas e atletas, a cerimônia seguiu, até o fim, com Daniela Mercury cantando "cidade maravilhosa". Claro, o que eu não posso esquecer de citar: A VAIA AO PRESIDENTE! Eu, que estava lá dentro, não entendi muito. O taxista disse que foi pelo atraso dele, de 1 hora. Mas quando era anunciado (em inglês, espanhol e português), a vaia já começava. E era uníssono: o estádio inteiro vaiava. Mais uma vez, não achei legal, pois embora não seja pró-Lula, não achei alí o local adequado para isso.Voltei para o hotel maravilhado.

O dia seguinte era de ginástica e handebol. Logo cedo, embarcamos para a arena multiuso. O local é digno de ser chamado de arena. Enorme, com uma infra-estrutura magnífica. Nem parecia que estava no Brasil. Assisti as apresentações de ginástica, incluindo o Brasil (Diego Hipólito deu um show), e corri para o Riocentro, para ver handebol. Cheguei, e o jogo já havia começado. Mas deu para ver quase tudo, inclusive o gol de goleiro (!!!). Vi o Bruno Souza, aflito, no canto, sem poder jogar. Acabado o jogo, voltei para o hotel, após esperar o ônibus por mais de uma hora. Esse dia foi cansativo.

No domingo, abri mão de ir assistir o Ciclismo BMX, pois iria sair muito tarde, e precisava ir embora. Resolvi ir até Copacabana, conhecer a praia tão famosa. Para meu espanto, cheguei lá e estava tudo fechado, pois havia competições de Triatlo. Andei muito no famoso calçadão, entrei na loja oficial do Pan (tudo era uma facada), comprei presentes para parentes e voltei para o hotel.

Indo embora, percebi muita coisa. O Pan do Rio estava condenado desde o início. Muitos amigos me disseram que seria um fiasco, as instalações demoronariam, a segurança seria precária, enfim, que tudo ia dar errado. E não foi nada disso. As instalações eram show de bola, o trânsito não congestionou (pasme!),e havia 3 viaturas da GUARDA NACIONAL a cada esquina. Tá certo que muita coisa também deu errado, afinal não há competições de grande porte que deram 100% certo. Por um exemplo, em Atlanta, no ano de 1996, acabou a força em muitos estádios. Em Athenas, houve uma falha gravíssima na segurança da última prova. Mas o Rio mostrou que consegue sediar um grande evento, e já é candidato fortíssimo às Olimpíadas de 2016. Tanto que o presidente do COI falou que a cidade é uma das 4 favoritas, juntamente com Chicago, Madri e Tóquio. Já pensou, pela 1ª vez, os Jogos Olímpicos aqui, do ladinho? Não é difícil pensar não.


Chegando no hotel... foi o tempo de comer um lanchinho (caríssimo) e correr pro Maraca...

Chegamos! Nem parece, mas tava lotado!

A seus postos... o show vai começar!

Os ritmistas, formando o sol...


Entrada da delegação brasileira, liderada por Nathália Guimarães, a Miss Brasil... valeu o dinheiro gasto já! hehehe...

A praia de Copacabana. O mar ao fundo, a praia a frente e o calçadão... lindo demais!

Dentro da Arena Multiuso... preciso falar algo?


Handebol no Riocentro... nem sinal do Chile... hehehe... Bruno Souza aflito foi o destaque!


Copacabana, Triatlo e areia... sim, estava no Rio de Janeiro!

Nenhum comentário: