quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

E dá-lhe Rio!

Mais uma vez o Rio de Janeiro é candidato a sediar as Olimpíadas, no caso em 2016. As outras duas vezes, em 2004 e 2012 só serviram para gastar dinheiro. Também pudera, na primeira vez, perdemos para nossos hermanos argentinos, que tiveram Buenos Aires como única representante das Américas. Pois bem, perderam para Athenas, que não fez feio em quase nada. Na segunda vez, o pobre do Rio competiu com "cidadezinhas" como Londres, Paris, Madri, Nova York e Moscou. Sem chances né?

Pois bem, mas agora tudo indica que tudo pode dar certo. Novamente deixo bem claro: SOU TOTALMENTE A FAVOR DOS JOGOS SEREM NO RIO DE JANEIRO. Sou mais a favor deles serem em São Paulo, mas isso agora não vem ao caso. Competições assim revitalizam a cidade, trazem investimentos, geram empregos. Problemas sociais têm de ser resolvidos, e isso fica de legado.

Usemos o Pan de 2007 como exemplo. 14 novos hotéis foram construídos, milhares de empregos foram gerados, e principalmente, o governo se empenhou em não deixar a fama de "cidade violenta" vir à tona. A Guarda Nacional estava em peso no Rio, viaturas e policiais para todos os lados. Tinha como não se sentir seguro?E outra, o Pan envolve todos da cidade, e até do país. As incrições para voluntários nos jogos bateram récordes. Isso por ser um simples Pan-Americano. Imagina uma Olimpíada?E outra coisa que eu gostei. As novas instalações, com padrões de 1º mundo, ficaram de legado para todo o país. O estádio João Havelange, o Engenhão, foi contruído no bairro Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de Janeiro. Um local que era abandonado, vago, deu lugar à um majestoso estádio. Sem contar a Arena Multi-Uso, lugar magnífico, o parque aquático Maria Lenk e o Velódromo, que aproveitaram o espaço utilizado pelo sucateado autódromo de Jacarepaguá. Aquilo tudo revitalizou a região, fez valer o dinheiro gasto.

Mas o principal, eu sou a favor pelo simples fato de que com um evento desses, o governo faz coisas que em dias comuns, não faria, ou faria pela metade. Revitalizar o bairro Engenho de Dentro. Quando que o governo do Rio de Janeiro se preocuparia com isso? Construir instalações esportivas e beneficiar os atletas. Alguém acredita que isso aconteceria algum dia? Pois então. Se o governo não faz de boa vontade, faz então para ganhar dinheiro em cima. Porque sim, as Olimpiadas geram muito dinheiro. Barcelona, antes de 92, era uma cidade horrorosa. Com os jogos, mudou completamente seu visual, e hoje é um ponto turístico fortíssimo da Espanha. Sidney até então era desconhecida na Austrália. Com os jogos, bate récordes no turismo. Tudo graças às Olimpíadas.

E por fim, eu também sou a favor pela mistura de culturas. No Pan eu pude ver isso. Enquanto assistia as competições de ginástica, aprendi o grito de guerra dos porto-riquenhos, que estavam ao meu lado. Muito engraçado. Na Cerimônia de Abertura, vi o fervor de duas senhoras chilenas, que hasteavam a bandeira de seu país com muito amor. O Rio poderá ser, temporariamente, a casa do mundo. Todos poderão se sentir à vontade. E poderemos fazer bonito. Claro que até lá, muita coisa precisa ser feita. E às pressas, diga-se de passagem. Para 2012, o Rio foi desclassificada por não oferecer estrutura nos transportes e segurança. Pois bem, no Pan foi possível mostrar que é seguro aqui (ou pelo menos fingir que é), e no transporte, o governo do Rio de Janeiro já promete grandes mudanças, com a ampliação da linha do metrô, ônibus e tudo mais. Mais uma vez, quando isso seria feito em prol da população?

E antes disso tudo tem a Copa, que já é certeza. Mais uma vez, mudanças estão a caminho. E tudo indica que para a melhor. O presidente do COI já afirmou que o Rio tem grandes chances, principalmente após o Pan, e também após a Copa. No páreo, ainda compete com Chicago (EUA), Praga (República Tcheca), Tóquio (Japão), Baku (Azerbaijão), Doha (Qatar) e Madri (Espanha). Eu torço pelo Rio. Se não, por Madri, que para 2012 ficou em 3º lugar. Pois bem, agora é fazer bonito, e impressionar o COI. Espero, que até lá, eu seja rico para assistir a Cerimônia de Abertura, onde quer que seja. Ah, vamos lá vai, se o Rio tá sonhando com as Olimpíadas, porquê eu não posso sonhar em viajar?

3 comentários:

André Benedette disse...

Vc nao comenta no meu tb ué !

mais eu já tinha lido sei post !
alias , vc deveria ter nasciso carioca !

André Benedette disse...

Marcus,

você me lembrou de uma coisa que eu realmente fiquei impressionado, eu ia postar e acabei esquecendo ..

GISELE é uma DEUSA, olha eu juro que eu nem reparei na musica toxic direito... ela realmente tem o PODER de dominar o ambiante !

Quanto a Spears, o cara deu mancada sim, ela pra ser um BOOK de familia, britney autorizou ele apenas a comentar sobre as fotos mas de maneira alguma publicar as fotos das crianças ...

Felizmente e infelizmente vazou !
Ate que ele resistiu bastante as ofertas rs .

Agora ele vai receber um processo básico de spears ! Que seja !!!

O acontecimento do dia mesmo foi GISELE !

Anônimo disse...

O Deh tem que falar da Britney, né?? Huhauhauha....
Mas td bem... rs!

Marcus, que legal vc ter feito um blog!!!! Agora vamos ver várias matérias suas! Eu vou comentar logo, pq vc vai ficar famoso e aí vai congestionar tudo... rsrsr... num vou conseguir nem entrar no blog mais.. rsrrss

Um bjãaaoooo!!!!!!!!!
Dessa