segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pra quê serve o Twitter?

Quem souber responder a pergunta do título deste post, por favor, faça-a logo abaixo, nos comentários. Faço esta pergunta por simplesmente não achar utilidade neste site. Sério. Tá pra nascer coisa mais inútil que o Twitter.
De tanto que o André falou, resolvi experimentar. Assim como experimentei o MySpace e não achei graça nenhuma. Será que estou ficando muito chato? Sei não...
O Twitter é um site em que você posta o que está fazendo. uma espécie de microblog. Estes posts podem ser feitos por celular e no próprio site. Ou seja, se estou na fila do banco, mando um sms pro Twitter falando "estou na fila do banco". Quem for meu amigo lá vai saber isso. Só.
Agora me expliquem, qual a graça nisso? Até agora não vi um único perfil/post/comentário que valha a pena. As frases são praticamente "acabei de acordar", "estudando pra prova" e "trabalhando". Do que me interessa saber o cotidiano normal dos outros? Principalmente dos meus amigos, que eu já sei de cor. Ah, não sei viu, mas acho que estou ficando chato demais. Ou velho.
Vou voltar pro bom e velho Orkut. Lá dá pra ver fotos, conversar com amigos e tudo mais. E pasmem, postar uma frase falando como está o meu humor.
No final, esse Twitter não me surpreendeu em nada.

Definição do Twitter, segundo o Wikipedia:

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de sites parecidos foram lançados ao redor do mundo. Alguns oferecem o serviço para um país específico, outros unem outras funções, como compartilhamento de arquivos que era oferecido pelo Pownce.

Um comentário:

Luis Fernando Furlaneto disse...

Um amigo meu disse que o twitter não serve nem para falar mal de sogra!!

Acho interessante a proposta, se formos olhar de um ponto lingüístico os twitteiros tem que reformular totalmente um diálogo que ele usaria no dia a dia para que fique de tal forma conciso a caber no espaço de 140 (?) caracteres.
Do ponto de vista artístico podemos até relacionar o twitter com a corrente Minimalista,ou até mesmo com os Hai Kais da vida.

Quando entrei no twitter só seguia amigos e familiares, daí prestei atenção nos twitter de empresas e de famosos... achei até que interessante seguir alguns ídolos twitteiros tipo o Marcelo Tas e outros Humoristas, ou o twitter de bandas e fanclubes para saber algumas novidades, ou ainda o twitter do greenpeace, CMI etc, porém o twitter tem servido mais com o propósito de "chamada" para uma pagina exterior do que como microblog propriamente dito, como se fosse o titulo e subtítulo chamativo de uma reportagem jornalística.
No final das contas, ao propósito que o twitter está servindo agora, os "feeds" de RSS já faziam a muito, por isso acho que vou abandoná-lo.