quarta-feira, 4 de março de 2009

Bollywood desde criancinha

Neste hiatus de posts eu decidi por (sem acento diferencial, nova regra) minha cultura em dia. Útil e inútil. Assisti séries, li um livro e assisti alguns filmes. Um deles se chama "Dostana", e tem no elenco principal os atores John Abraham, Abhishek Bachchan e Priyanka Chopra. Não reconheceu? Nem eu... antes de assistir este filme, sequer havia ouvido falar deles. Dostana é um filme indiano, produzido em Bollywood. Isso mesmo, com B. Estranho, não?

Em janeiro do ano passado a Superinteressante publicou uma matéria falando de Bollywood. Você sabia que na Ásia os filmes bollywoodianos são mais assistidos que os de Hollywood (com H, lá dos EUA mesmo)? Que a média de produção cinematográfica supera os americanos? E que, principalmente, a qualidade não deixa nem um pouco a desejar?

Bom, vamos ao filme. Kunal (acostume-se, os nomes indianos são diferentes) e Sameer são dois indianos que moram em Miami, e precisam encontrar um apartamento para morar. Eles se trombam em um apartamento de duas amigas (cada um ficou com uma) e depois se topam em um apartamento para aluguel. Mas aí vem o grande detalhe: quem está alugando o apartamento é Neha (a atriz é linda!) e ela prefere que os inquilinos sejam mulheres, para evitar constragimentos. Sameer sugere a Kunal que ambos finjam que são um casal gay para ficar no apartamento, que é perfeito. O plano dá certo, eles ficam no apartamento (cada um em um quarto) e se tornam os melhores amigos de Neha. Aí nasce o problema, eles se apaixonam por ela (surpreso?). Começa então uma briga para cada um conquistar a bela indiana, com direito à trapaças, coreografias e SOM NA CAIXA!!

Agora vamos à análise técnica:
Primeiro: O filme tem 2 horas e meia de duração. Sério. Mais 1 hora e vira Senhor dos Anéis. Tem até um intervalo no meio, pra quem está na sala de cinema ir fazer um lanchinho e ir ao banheiro. A Super explica: os roteiristas indianos não conseguem condensar a história. Eles querem contar tudo tim tim por tim tim. Taí a "grandeza" do filme.

Segundo: O idioma falado no filme é o hindi, mas com misturas de inglês. Não sei falar hindi, mas tenho certeza absoluta que sofreu influências fortes do inglês (efeitos da colonização britânica na Índia). E é tão engraçado ao ponto de um dos personagens apontar para Neha e dizer "my desi girl". My = inglês (minha)/desi = hindi (indiana)/girl = inglês (garota). Ou seja, é uma mistureba só.

Terceiro: Só tem indiano nesse filme? Tá certo, o filme É indiano, mas se passa nos Estados Unidos. É como os indianos na Índia falando português, da novela. Nenhum dos personagens fala somente o inglês. Volta e meia algum manda um "hindi" pra confundir tudo.

Quarto: A caracterização dos personagens é histórica: Kunal, fotógrafo saradão e maltrapilho. Sameer, enfermeiro feio e constantemente confundido como médico. Neha, a belíssima assitente-batalhadora-puxassaco do chefe que é substituído por outro... INDIANO! Quem disse que indiano vai pros EUA virar taxista não viu este filme.

Quinto: SOM NA CAIXA! Quase todos os filmes indianos são musicais. Este não foge à regra. Começa com uma música com todos dançando na praia e o Kunal saindo da água, enquanto dança com as outras pessoas. Música vai, música vem, devaneios de personagens e tudo mais. Até que chega a hora da cantoria. A música? "My desi girl".

Sexto: Edição a dar com pau. Cenas em câmera lenta, câmera rápida, closes fechados, abertos, tremidos. Tudo no filme. O "clip" de "My desi girl" tem tantos cortes que você chega a ficar tonto, só de assistir. Mas depois que vê, não tira a música da cabeça. Mesmo não fazendo idéia do que é cantado.

Resumo: Dostana é um filme legal, com cenas legais e história legal. Não é extremamente bom, mas não é ruim. Os atores são muito bons e as músicas são loucamente dançantes. E principalmente, é Bollywood na veia!

Quem se interessar, procurem no Google/Orkut, pq aqui no Brasil tão cedo não chega. Abaixo está o clip de... MY DESI GIRL! Destaque para os cortes (óbvio!), o potente ventilador na cara da atriz toda vez que ela aparece e o ator quase não conseguindo abrir os olhos com o vendaval.


Nenhum comentário: