sábado, 17 de janeiro de 2009

Marcus? Marcos? Márcio? Hércules?

O Marcos Serra Lima fez um comentário bem legal lá no Dois Cliques. Olhem lá. Ele leu o post aqui, comentou (muito legal, aliás) e especificou: eu sou o Marcus com "u", e ele com "o". Quando li esse comentário, caí na risada.

Quando era criança, sempre perguntava pra minha mãe o motivo do meu nome ser com U e não com O. Errou, quem pensou que eu me chamo Marcus Vinícius em homenagem à Vinícius de Moraes (que na verdade se chamava Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes). Meu nome é Marcus por acaso mesmo. Veja você, que lá em 1985 meu pai e minha mãe ainda não haviam escolhido meu nome. Mamãe queria "Jorge Fernando", e papai "Gelson Júnior". Já era né? Ainda bem que rolou esse embate. Foi então que lá pelo 8º mês de gravidez, papai assistia um jogo de futebol. Santos X Grêmio. Meu pai é Santista roxo, mas ficou impressionado com o gol que um jogador do Grêmio marcou contra o Santos. O nome dele? Marcus. Foi praticamente uma luz. Ele chegou na minha mãe e deu a sugestão. Ela gostou, mas quis dar o toque pessoal. Acrescentou o Vinícius. Fui então batizado.

O curioso é que sempre uso os dois nomes, mas de forma separada. Pra quem me conhece desde criança, na rua onde morava e 99,8% dos parentes, sou o Vinícius. Já para amigos de trabalho, da escola e da faculdade, sou o Marcus. Quem me liga em casa e procura pelo Marcus, às vezes recebe uma resposta negativa. Aqui sou o Vinícius. Mas se alguém de casa me chama de Vinícius na frente dos amigos, é praticamente corrigido: MAR-CUS.

Mas esse meu nome já me rendeu várias histórias. Quando trabalhava no Help Desk, tinha que atender como "Marcus, bom dia". Nem sempre o outro lado entendia. Já fui Marcos, Márcio, Marcelo, Caio, Carlos e até Hércules. Esse último me fez ter um ataque de risos em plena ligação.

Mas é isso. A descrição antiga do blog explicava a origem do meu nome: Referência à Marte, deus da Guerra. Só se for guerra de almofadas com minhas irmãs! Só se for...

Pra quem lê este blog, contem aê a origem do seu nome. Na faculdade a gente fez isso e rendeu várias histórias...

* Vou copiar a técnica do asterisco do Dois Cliques: Marcos (com O), gostei pra caramba do seu comentário. Que bom que você gostou do post.

* Paty Lissa e Lucila, obrigado pelos comentários. Olha só, compartilhamos de uma mesma causa: adimiramos o Dois Cliques... hehehe... A Lucila, inclusive, é companheira da "comunicação", pelo que pude ver, não é? Também se formou recentemente, mas em RP...

4 comentários:

Lucila Reis disse...

Olá companheiro de comunicação! Fiquei surpresa com a sua visita lá no blog, valeu mesmo! Como eu disse, devo continuar com ele mesmo, só não como.. rs...
Sobre este post, adorei! Também tenho problemas em fazer as pessoas entenderem meu nome, às vezes viro Luciola, Luciana, Lucia, Priscila...

Abraços!

Anônimo disse...

Oiii Marcus!

Que Patrícia nunca foi chamada de Priscila? E nem dá pra discutir , pq você pode até corrigir que a pessoa vai dizer: Óh, desculpe Patrícia. Então Priscila..."
hahahahaha é sempre assim!

Adorei ver meu nome no post! ;)
Tô passando aqui pra visitar e divulgar a comunidade que fiz no orkut para o Dois Cliques - EGO.

Quem tiver orkut tá convidado a participar e prestigiar o Marcos, que tá felizão que tem uma comunidade! haha

Abraço Marcus!
Até
Paty Lissa

segue link: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=80892937

Anônimo disse...

Bom...eu nem preciso dizer né?

Como o senhor mesmo sabe, meu nome seria Nataly!
Sim...até mesmo pq nasci no dia 19/12 ( próximo ao Natal). Cafoníssimo isso!
Porém, graças à Sra - Sua- Irmã -Mais -Velha, e graças à sua boneca, mamãe alterou para Jaqueline. Vulgo Jaque, para os íntimos! hahahaha!!

E vou logo lembrando que para nós é " Vi". Mas para os amigos de faculdade, eu sou " a irmã do Marcus"...hehehe...


Beijooosss

Anônimo disse...

Cheguei aqui pelo blog do outro Marcos e adorei!! teu jeito de escrever é bem parecido com o dele, gostoso de ler!!
Ah, meu nome seria Stefanie mas pouco antes de eu nascer minha mãe leu um livro cuja heroina se chamava Daniela... aí quando eu nasci ela olhou pra mim e lembrou a tal heroina!! Ainda bem, porque eu gosto bem mais de Daniela do que de Stefanie!! rs
Beijos, Dani