Hoje assisto várias, e sempre que posso, começo a assistir uma ou outra que de alguma forma me chama a atenção.Porém ultimamente percebi que o público americano é muito ignorante. Ou seria eu o ignorante em me viciar nesses tipos de séries? Veja bem.
No ano passado comecei a assistir Traveler. A história era sobre três amigos que após terminarem a faculdade, viajariam por todo o país de carro. Na primeira parada, em Nova York, resolvem fazer uma "brincadeira" dentro do Museu Drexler, que acaba mal para os três. Uma explosão "mata" um deles, e deixa os outros dois como culpados. Começa então a caçada da polícia em torno desses dois, e os dois tentando provar inocência. A série simpeslemente era muito boa, tinha um elenco expressivo, e agradou a crítica. Mas não ao público. A audiência foi baixa, e a série, cancelada. O último episódio simplesmente foi decepcionante.
Depois disso comecei a assistir Jericho. Essa sim era uma série muito boa. Ficava tão empolgado em assistí-la que ia várias vezes até a casa de um amigo só para buscar os episódios em meu pendrive. A história é sobre uma cidadezinha no interior do Kansas (EUA) com o mesmo nome da série que se vê isolada após uma série de explosões atômicas que destróem as maiores metrópoles do país, com excessão de Nova York (que está sempre em alerta, após o 11 de setembro). Os moradores precisam lidar com problemas internos, e saber como está a situação do lado de fora da cidade. O desenrolar da série revela seu maior ponto forte: o suspense. A cada episódio é dado uma nova pista, que fica ao cargo do espectador entender. Em pouco tempo já me sentia um morador de Jericho. Então acontece o fato mais curioso das séries americanas: Jericho não deu audiência, e foi cancelada. Os fãs, indignados, começaram um protesto, e bombardearam a CBS, canal que transmite a série, com e-mails, cartas e NOZES. Quem assistiu a série sabe o motivo. O canal então voltou atrás e deu uma 2ª temporada de 7 episódios para Jericho, sob o acordo "nós daremos a 2ª temporada, mas a audiência tem que subir". Pois bem, isso foi bom, a 2ª temporada veio magnífica, porém a audiência não. Novamente a série foi cancelada, e agora sem chances de voltar.
Então comecei a assistir Big Shots. A história é sobre quatro amigos, podre de ricos, que discutem problemas cotidianos como casamento, sexo e dinheiro, enquanto jogam golfe ou bebem em um bar. Uma versão masculina de "Sex and the City" e "Desperate Housewives" ao mesmo tempo. Eu achei ótima. O drama e a comédia são muito bem representadas. Os personagens são muito humanos, e ficou impossível não detectar nenhum amigo meu neles. Comecei a pesquisar sobre a série na internet e qual foi o resultado? Sim, ela também foi cancelada.
Aí comecei a pensar. O público americano realmente não dá valor para suas próprias produções, não? Tá certo que a função das séries é entreter, mas muitas delas, que se aproximam ao máximo da realidade, simplesmente são ignoradas, enquanto outras totalmente sem graça têm uma audiência notável. É o caso da exagerada "Samantha Who?" ou da sem sal "The Sarah Connor Chronicles". Ambas tiveram uma audiência incrível, mas não têm graça nenhuma. O elenco é péssimo, e a história totalmente previsível. Que graça tem isso? Para os estúdios, o que interessa é o dinheiro. Tanto faz a qualidade.
Como disse minha professora de inglês, a Mayara, é melhor ver a série vingar antes de começar a assistir. A decepção é menor. É o que me resta a fazer. Esperar por alguma coisa de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário